terça-feira, 15 de março de 2011

'ARNALDO SAPATEIRO" : UM CASO DE AMOR EXTREMADO À LYRA CECILIANA

Uma das muitas figuras lendárias da história musical de Cachoeira é a de Arnaldo do Carmo .  Durante oitenta anos ele foi sócio da Lyra Ceciliana e conviveu  ainda jovem, como o já idoso maestro Tranquilino Bastos, fundador da filarmônica. E viveu de perto a fase áurea da instituição. Na  reportagem abaixo, publicada pelo jornal A ORDEM em 05 de maio de 1987, "Seu Arnaldo Sapateiro", ou "Arnaldo da Lyra", como também era conhecido,  relembra alguns momentos da história da Lyra,  tendo sido testemunha atuante  de toda uma fase  legendária da instituição. O seu amor e devotamento à  filarmônica  eram  extremados a tal ponto que batizou três filhas com  nomes que  juntos formavam a denominação da  entidade:   LyraCecilia e Ana.


Clique na imagem para facilitar a leitura

"Seu Arnaldo Sapateiro" viveu oito décadas dentro da Lyra
Arnaldo do Carmo entrou na Lyra em 1910.
Retrato no Salão Nobre da Lyra

  

4 comentários:

  1. vamos aderir a campanha HOSPITAL GERAL DO RECÔNCAVO saiba mais www.enadiocareca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sr Jorginho! Paz e graça no SENHOR IEOSHUA! Vi que cultuas o deus da adivinhação, mas o que sabe ele? Que anda ao derredor de quem possa tragar? A História de Jó! A virtude, tentação e as perdas de Jó. Cap I - versículo 6 - E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também satanás entre eles.
    Aceita estudares a História da vida / digo da humanidade? Ela é nescessária para nos Salvar!
    Parabens por este blog, nós que tradicionalmente somos esnobados e destratados(a) estamos tratados(a) com respeito por V.Sa.
    Sou da ALAI_C - Agência de Notícias Afr'I Latino Amércicano e Européia de Imprensa, liderado p/ Ana Alakja; Jonicael; FC; Cuti-Quilomboje, bem muitas outras pessoas e que conta c/ apoio dos SindJor nacional e internacional.
    Mas o que um abndo de negros(a), considerados(a) ainda hoje burros(a) e analfabetos funcionais tem a ver com jornalismo?
    Aí é que está o engano.
    Somos difamados por termos sido escravidzados(a), a culpa é daqueles(a) que praticaram e praticam idolatria e por isso não ama, ou odeiam ao DEUS altissimo.
    Idolatras nos acusam de paganismo e por isso se acham, por serem de "boa aparencia" de cabelo bom, no direito de nos sequestrar, impedir de acessarmos postos de trabalho como se em nosso país tivesse reserva de mercado para quem é de boa aparencia?
    Até o govenro brasileiro, que tem no negro sua base eleitoral, votam muito mais neles do que em nós e por isso sofremos com o desemprego e a violência, numa exclusão suicida.
    Aceitando ao SENHOR IEOSHUA como seu Protetor e Salvador, teremos a paz no mundo pois Deus não tem prazer na morte do impio.
    Precisamos de jornalistas revolucionários(a) para editar artigos e notícias.
    Esse é um bom blog e peço que nos ajude.
    Visite as Igrejas cristãs que são evangélicas, ouça-nos e divulgue nossas idéias e ideias.
    Participe de nossa homenagem aos 100 anos da Assembléia de Deus / 180 anos da SPD.
    Já que divulgas nosso mais importante evento, a pesquisa de nosso patrono Manoel R Querino, poderia fazer uma reportagem sobre nós? Visite-nos, marque um horário c/ nosso adido cultural Clarindo Silva / cantina da Lua e o Presidente Dr Ourisval Joviniano de Sant Ana, adv, que realizou sòzinho por muitos anos a ardua tarefa da defensoria pública na SPD, nigume fala, mas virou moda.
    A SPD propos e conseguiu instituir a Previdência / Defensoria Pública, a I habilitação, as cinir&am - conferências de igualdade reparação e associações de moradores(a), no momento estamos organizando a 3ª e preciszamos de seu apoio - subtema - jornalistas sem fronteira / Círculo de Ébano - como o jornalismo pode contribuir para a paz e a igualdade entre os povos?
    100 anos da Assembléia de Deus / 180 anos da SPD.

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo é meu tio-avô, tio do meu pai, mais precisamente.

    A Lyra Ceciliana tem uma contribuição fantástica à cultura da Cachoeira, principalmente no que se refere à formação musical da juventude.

    Acho marcante que uma pessoa simples, um sapateiro, tenha este tipo de reconhecimentos.

    Estes são os anônimos que fizeram e fazem o Brasil.

    Bom, escrevi sobre Arnaldo e o seu amor pela Lyra, há um tempo atrás.

    Para quem se interessar:

    http://www.oreconcavo.com.br/2009/11/06/a-lyra-de-meu-tio-arnaldo/

    Um abraço

    Charles Carmo

    ResponderExcluir
  4. Arnaldo é meu tio-avô, tio da minha mãe mais precisamente .arlete carmo

    ResponderExcluir

Faça um comentário