Um dos fatos mais importantes da História da Bahia foi o bombardeio de Salvador, ocorrido precisamente há cem anos, no dia 10 de janeiro de 1912. Embora nada tenha sido feito, pelos órgãos públicos e entidades ligadas à preservação da memória, para lembrar essa data histórica, o fato não foi esquecido, graças à reportagem especial que o editor deste blog publicou no jornal A TARDE, cujo centenário coincidentemente também é comemorado este ano. O bombardeio foi o resultado da feroz disputa entre as oligarquias pelo poder político na Bahia. De um lado, Ruy Barbosa. E do outro, José Joaquim (J.J.) Seabra. Eles não mediram esforços e mobilizaram todos os tipos de recursos para conquistar o poder. Ao final, Seabra foi o vencedor. Mas as marcas na cidade da Bahia e na história foram cruéis: o Palácio do Governo bombardeado, vários prédios atingidos - seguidos de conflitos de rua que resultaram em mortos e feridos - e um incêndio que destruiu grande parte do acervo da Bibliotca Pública da Bahia, a mais antiga do Brasil. Livros e documentos raros foram perdidos para sempre!
Leia abaixo a matéria que publicamos no jornal A TARDE no dia 10 de janeiro, quando o bombardeio a Salvador completou cem anos.
(Para facilitar a leitura, clique nas imagens)
Excelente reportagem informativa.
ResponderExcluirOs leitores precisam conhecer a História da Bahia e este periódico faz um grande trabalho quando se dedica a este trabalho.