sexta-feira, 13 de novembro de 2009

VENDE-SE FAZENDA NO VALE DO IGUAPE EM CACHOEIRA

Eis um anúncio publicado no jornal A IDADE D´OURO DO BRASIL, editado em Salvador. Foi o segundo jornal impresso no Brasil.

Era no Vale do Iguape, em Cachoeira, que ficavam alguns dos principais engenhos do Recôncavo Baiano, durante o apogeu do ciclo econômico da  cana-de-açucar, uma das principais riquezas econômicas do Brasil Colonial. Em suas terras férteis, as plantações de cana se multiplicaram e nos engenhos - graças ao trabalho da mão de obra escrava - era produzido o açúcar, que trazido a Salvador era  exportado para a Europa. Os frutos dessa riqueza gerada,  obviamente, eram destinados à Metrópole (Lisboa).

A principal característica geológica do Recôncavo é o massapê. A palavra tem origem latina e significa solo argiloso. Ele é compacto, de coloração escura, formado pela decomposição de calcários cretáceos e muito bom para a cultura da cana-de-açúcar. Quando úmido, o massapê se expande, tornando-se muito plástico. Quando seco, contrai-se e fica endurecido como pedra.

Mas nem só de cana-de-açúcar vivia o Iguape. Pelo anúncio, constata-se que havia muita produção frutífera e plantações de mandioca, além de aguadas para pastos.



Clique na imagem para facilitar a leitura


 

Um comentário:

  1. Muito interessante a forma como você traz o fato histórico.Como cachoeirano ,estou reaprendendo muitas coisas que houve no passado nesta heróica, graça a sua tenaciadade e forma despretenciosa de fazer jornalismo.A leitura deste blog é de mais prá prazerosa e enriquecedora.

    ResponderExcluir

Faça um comentário