O rico acervo arquitetônico de Cachoeira foi tombado há 40 anos |
Há exatos 40 anos, em 13 de janeiro de 1971, Cachoeira era tombada, através de decreto presidencial, como Cidade Monumento Nacional. Era o reconhecimento de sua importância para a história do Brasil, com papel relevante nas lutas pela Independência e o início da valorização do seu patrimônio arquitetônico, artístico e cultural. O próprio decreto reconhece a necessidade urgente de ser assegurada proteção especial ao acervo arquitetônico da cidade, que fora capital da província durante as lutas pela Independência do Brasil, ali iniciadas em 25 de Junho de 1822 e que culminaram a 2 de Julho de 1823, com a entrada triunfante do Exército Patriótico Libertador na Bahia.
Veja a seguir a íntegra do decreto de tombamento de Cachoeira, que foi publicado no dia 13 de janeiro de 1971, no Diário Oficial da União (DOU) Seção I Parte I Página 259.
É LIVRE A TRANSCRIÇÃO MAS PEDE-SE QUE,
POR HONESTIDADE, SEJA CITADA A FONTE
(clique nas imagens para facilitar a leitura)
http://www.in.gov.br
Caros, bom dia!
ResponderExcluirSou da Editora Grafset (João Pessoa-PB) e gostaria de saber como devemos proceder para utilizarmos uma imagem retirada do blog vapordecachoeira.blogspot.com.br, em um livro de ensino fundamental desta referida editora.
No aguardo,
Mirleny Pequeno-
iconografia@editoragrafset.com.br