quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CRIAÇÃO DA VILA DE CACHOEIRA COMPLETA 313 ANOS

Neste sábado (29  de janeiro) completam-se 313 anos de fundação da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Foi em 29 de janeiro de 1698 que o Desembargador Estevão Ferraz de Campos - enviado  pelo Rei de Portugal,  D. Pedro II,  especialmente para o ato - presidiu a solenidade de instalação da vila. Era o reconhecimento  pela Coroa Portuguesa de que o povoado encravado no Vale do Rio Paraguaçu  se constituía num dos principais centros econômicos da Bahia, com seus engenhos  produzindo açúcar,  uma das principais riquezas do Brasil Colonial.  Cachoeira já era uma freguesia desde 18 de fevereiro de 1674,  durante o período em que o Bispo  Dom João  Franco, governava a Diocese do Brasil, cuja sede era em Salvador.

Cachoeira e sua paisagem colonial, em desenho de Tom Maia

Na época da criação da vila governava a Bahia D. João de Lencastre, a quem coube a missão de acolher o desembargador, enviado pelo Rei de Portugal D. Pedro II. 

O 24º Rei de Portugal, D. Pedro II, criou a Vila de Cachoeira
 Este blog homenageia Cachoeira nessa data histórica  reproduzindo a ata de instalação da vila.  O documento "Termo de Criação da Vila da Cachoeira, por ordem de El Rey" foi publicado primeiramente por Inácio Acioli, em Memórias Históricas e Políticas da Bahia, anotadas por Braz do Amaral. Esta cópia encontra-se no Livro da Câmara de Cachoeira, página 3, verso, e foi autenticada pelo Secretário da Prefeitura de Cachoeira, Antonio Lopes de Carvalho Sobrinho, a 29 de abril de 1891.  Também foi publicada por Antonio Loureiro de Souza em Notícia Histórica da Cachoeira (edição da UFBA, 1972)


Um comentário:

  1. Bravo Jorginho,mais uma vez você sai na frente e nos incentiva a olhar o passado com orgulho e a preservar o presente para o furuto.Ah,é de gente como você que necessitamos.Parabéns,seu trabalho nos honra ,além de ser maravilhoso inteligente e imparcial.

    ResponderExcluir

Faça um comentário