terça-feira, 1 de novembro de 2011

BIOGRAFIA DE TRANQUILINO BASTOS SERÁ UM DOS TEMAS DEBATIDOS NA BIENAL DO LIVRO DA BAHIA


A biografia do músico cachoeirano Tranquilino Bastos, apresentada em O SEMEADOR DE ORQUESTRAS - História de um Maestro Abolicionista"  será debatida na X Bienal do Livro da Bahia, que está sendo realizada em Salvador. O autor do livro, e editor deste blog, Jorge Ramos, participa  no domingo (6 de Novembro), às 20 horas, da programação do Café Literário, no debate sobre o tema Biografia: Em busca de uma grande história. Essa é a atividade  que encerra a Bienal e terá como participantes o também jornalista e escritor Nelson Motta (autor de uma biografia do cineasta Glauber Rocha) e  Janaína Amado (autora da biografia da militante política Jacinta Passos). O debate terá como mediador o jornalista José de Jesus Barreto.  

Conforme o site da X Bienal do Livro da Bahia, é certo que as biografias têm um público amplo no Brasil. Duas questões são importantes para o sucesso comercial de uma biografia: o biografado e o autor. Quais os limites do jornalismo e da literatura na construção de uma boa biografia? Como jornalismo e literatura se fundem no texto quando o autor mergulha na vida do biografado? Há espaço para ficção em uma biografia? Quais os caminhos para se construir um biografia de qualidade?

 CAFÉ LITERÁRIO

O Café Literário é a sala de visitas da Bienal do Livro. É o espaço no qual o público compartilha ideias, histórias, reflexões e experiências com alguns dos escritores mais representativos do nosso tempo. 
O curador deste charmoso espaço da Bienal é o jornalista, ficcionista e doutor em literatura, Carlos Ribeiro:
"Na condição de curador desta 10ª Bienal do Livro da Bahia, procurei – com a valiosa colaboração do jornalista e escritor Rogério Pereira, a quem devo o planejamento inicial desta edição do Café Literário – valorizar a escolha criteriosa dos participantes, em termos da qualidade do seu trabalho e da sua representatividade no panorama atual da literatura, em nosso país."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário