terça-feira, 5 de março de 2013

ABERTA LICITAÇÃO PARA DRAGAGEM DO RIO PARAGUAÇU, ENTRE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX

A recente intervenção da Prefeitura de Cachoeira, promovendo uma limpeza radical no rio Paraguaçu e dele retirando dezenas de toneladas de entulhos que assoreavam o leito e se acumulavam na ilha e nas margens, foi uma medida acertada e que recebeu justos aplausos da comunidade pela importância ambiental, cultural e turística. Mas não foi uma medida inédita, embora tenha demorado mais de um século para acontecer de novo ...
A última intervenção desse porte foi feita em 1912, época em que se construiu o cais da cidade, quando o governo estadual através da "Fiscalização do Porto da Bahia" abriu licitação para contratar uma empresa que fizesse a dragagem e o aterro com o produto que fosse recolhido. As regras da licitação, estabelecendo um rígido controle dos trabalhos, foram divulgadas pelo jornal de Salvador "Gazeta de Notícias", edição de 9 de Setembro daquele ano.

(Clique na imagem para facilitar a leitura)


Um comentário:

  1. Prezado Jorge,
    Muito informativo teu blog, parabéns pela iniciativa. Gostaria de pedir para que nas próximas postagens tu indiques onde eu encontro (arquivo público ou particular, biblioteca, etc.) os documentos e livros citados e fotografados. Infelizmente não consegui ler alguns e gostaria de ter acesso para estudos futuros, visto que sou historiadora.
    Parabéns novamente pelo blog!
    Atenciosamente,
    Clarissa Wetzel

    ResponderExcluir

Faça um comentário