Em 21 de Dezembro de 1915 o jornal A NOTÍCIA, de Salvador, publicou anúncios de dois importantes estabelecimentos de Cachoeira: O Hotel das Nações, que funcionava na esquina em frente aos Cais da Bahiana, e atualmente é uma das muitas ruínas da Cidade Heróica, e o Elegante Cinema Cachoeira (anterior à criação do Cine Teatro Cachoeirano).
Uma curiosidade no texto do é que o cinema é chamado de "rendez-vous" da sociedade cachoeirana. Embora atualmente a expressão tenha o significado de prostíbulo, na época o sentido era bem outro. Originalmente a expressão francesa tinha o significado de ENCONTRO.
Portanto, o cinema era o ponto de encontro da sociedade cachoeirana.
Aqui são registrados documentos de toda ordem, pesquisas,leituras, citações e referências de caráter historiográfico sobre a cidade de Cachoeira (BA).Pretendemos divulgar todo e qualquer trabalho existente em compêndios e alfarrábios, citando esta "Cidade Monumento Nacional", com seu valioso acervo arquitetônico,cultural e artístico. O VAPOR DE CACHOEIRA pretende ser um fiel depositário de impressões históricas sobre Cachoeira e o Recôncavo Baiano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário