quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TAMBOR SOLEDADE NA CAPA DA REVISTA DE HISTÓRIA

A Revista de História da Biblioteca Nacional, a mais importante publicação brasileira do gênero, traz na capa da edição deste mês de setembro uma cena  da história do Brasil que  aconteceu em Cachoeira. Trata-se de um detalhe do quadro Primeiro Passo para a Independência do Brasil,  do pintor fluminense Antônio Parreiras (1860-1937). Na cena, o soldado Manoel Soledade, que tocava tambor no Regimento de Milícias, é ferido por estilhaços e cai ensaguentado nochão da atual Praça da Aclamação, no dia 25 de junho de 1822. Parreiras, o maior pintor histórico do Brasil, esteve em Cachoeira em 1928 para recolher impressões e elementos que o ajudassem a elaborar o qaudro, encomendo   pelo governador Vital Soares. A obra tornou-se uma espécie de ícone das lutas que se travaram no Recôncavo Baiano na guerra pela Independência do Brasil.   


                                   Antônio Parreiras


Parreiras retrata na tela histórica o episódio  em que Cachoeira foi bombardeada por uma escuna canhoneira, logo após proclamar o Príncipe Dom Pedro de Alcântara "Defensor Perpétuo do Brasil". A decisão significava,  na prática, que a Vila de Cachoeira não mais  considerava-se ligada a Portugal. E que obdeceria somente ao comando de Dom Pedro.  A Câmara enviou,  em seguida à aclamação,  uma correspondência ao Príncipe Regente, exortando-o a separar o Brasil de Portugal. A  aclamação de Dom Pedro foi tomada no Paço da Câmara, com apoio de um Regimento das Milícias,  e obteve grande aprovação popular. Na cena, o soldado negro Manoel Soledade, que tocava tambor  no Regimento de  Milícias, foi atingido por estilhaços e,  ensanguentado,  caiu no solo da atual Praça da Aclamação.

(clique na imagem para facilitar a leitura)



A edição, organizada por Piedade Grinberg, professora da PUC-RJ e  Diretora do Solar  Grandjean de Montigny, apresenta um dossiê de artigos e reportagens mostrando que a Independência do Brasil não se resume ao Grito do Ypiranga mas que houve lutas  sangrentas  na Bahia e outros estados para concretizar a separação de Portugal.  Foi a guerra travada pelos mares e campos baianos  (como está no Hino do  Senhor do Bonfim) que consolidou a Independencia do Brasil. Que na Bahia começou antes do 7 de Setembro, em  Cachoeira  no 25 de junho de 1822,  e terminou depois, em 2 de Julho de 1823, com a entrada do Exército Libertador em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário