segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Postagem por: Desirée Ramos


A cirurgia cardíaca à qual meu pai foi submetido foi um sucesso. Ele foi transferido do Centro de Pós-Operatório Cardiovascular (UPC), onde ficou internado por 48h em observação, para o quarto, no próprio Hospital Português. Por recomendação médica, ele não poderá receber visitas nos próximos dias, tendo em vista a complexidade do procedimento, que exige um pós-operatório em repouso absoluto.


Na próxima semana ele estará em casa, onde poderá receber as visitas dos familiares e amigos queridos - quando estará preparado para as emoções decorrentes desse reencontro tão esperado.

No final de semana que antecedeu o dia 24 de agosto ele sentiu leves incômodos no maxilar ao realizar uma caminhada na orla. Achando que fosse o caso de procurar um dentista, não se preocupou com o sintoma. No dia 24 (terça-feira), aferimos sua pressão arterial em casa e, ao notar que estava alta, levamos-no ao Hospital Português, onde foi detectado, através de um exame de sangue, um infarto no miocárdio.

Após ficar aproximadamente 10 horas em observação no setor de Emergência, onde recebeu os primeiros (e essenciais) cuidados, foi encaminhado à Unidade Coronariana, na qual passou 48h e, após, a um quarto individual dentro da própria UCO.

Após detectar a existência de veias coronárias com pequenas obstruções, os médicos recomendaram fosse realizada a cirurgia de revascularização (denominada por nós, leigos, de "cirurgia de ponte de safena"), que seria um procedimento operatório não-emergencial, considerando que o infarto que o acometeu não foi de grandes proporções.

Entretanto, meu pai, minha mãe Aninha, meu irmão Diego e eu entendemos por bem "aproveitar" seu internamento no hospital para realizar a cirurgia tão logo fosse possível, considerando que este procedimento possibilita, com maior segurança, a circulação sanguinea no coração (que é bombeada para o resto do corpo), que é dificultada pelas obstruções arteriais detectada em pacientes hipertensos, com mais de 50 anos e com histórico familiar, como é o caso dele.

O procedimento foi realizado com absoluto sucesso, como dito anteriormente, pela equipe competentíssima do Hospital Português, chefiada pelos cirurgiões Dr. Luciano Rapold e Dr. Leonardo Flausino, aos quais rendemos nossos eternos e sinceros agradecimentos. 


24h após a cirurgia, os drenos e o soro foram retirados e meu pai já pôde se alimentar. 48h depois ele caminhou pela UCO com a fisioterapeuta. Ele encontra-se no quarto desde o final da tarde deste domingo (dia 05 de setembro), alimentando-se normalmente, fazendo exercícios físicos e caminhadas leves pelo quarto com os fisioterapeutas e a previsão de alta hospitalar já é para a próxima semana. O bom humor e a fé não o abandonaram em nenhum momento e seu otimismo e boa aparência impressionam médicos, enfermeiras, auxiliares e fisioterapeutas.

Graças a DEUS, nosso Pai, criador, capaz de nos conceder o dom da vida e da regeneração, tudo deu certo e assim continuará :)


Meu pai está com saudade de todos os amigos, pergunta por vocês todos os dias e vem recebendo, desde o início dessa "aventura", por assim dizer, mensagens e manifestações de apoio, carinho, fé, esperança, coragem, admiração e amor, as quais foram imprescindíveis para a manutenção dos seus excelentes estado físico (não obstante ele tenha passado por uma cirurgia delicada e de grande porte, ele está firme e forte), psicológico (consciente, sereno e confiante), emocional (com o humor afiadíssimo, como todos estão acostumados) e espiritual (protegido e abençoado por Deus, renovando sua fé), antes e depois da cirurgia.

Isso tudo, claro, tem sido tão importante pra nós quanto pra ele. Não temos palavras para agradecer ou retribuir tudo o que vocês, grandes e verdadeiros amigos, têm feito nas últimas semanas. Cada palavra, gesto, telefonema ou oração assume um significado ainda maior pra nós, sobretudo num momento como esse... é realmente maravilhoso!


Nos próximos dias, postarei uma foto dele aqui no blog.

Para entrar em contato conosco e receber notícias, nossos telefones são:

Desirée (71) 8885-5197
Diego (71) 9987-2191

Um grande abraço a todos vocês!
Fiquem com Deus e, mais uma vez, muito obrigado,
(em nome de) Jorginho e família.

2 comentários:

  1. Todos nós da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição do Monte de Cachoeira, estamos torcendo para o pronto retorno do nosso amigo e irmão Jorginho, pedimos muito a Deus pelo restabelecimento de sua saúde e agora agradeceremos na Missa de Nossa Senhora do Amparo que sera dia 08 de setembro na Igreja do Monte, quando puder transmita ao nosso Irmão de fé o nosso sincero abraço fraternal.
    Isaac Tito.
    Juiz da Irmandade do Monte.

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que o Pai Celestial cubra de bençãos o nosso amigo Jorginho, tornando breve a sua recuperação, protengedo-o sempre.

    Carlos Menezes

    ResponderExcluir

Faça um comentário