sábado, 9 de outubro de 2010

UMA ENCHENTE EM CACHOEIRA VISTA PELAS LENTES DO ESPANHOL " MANOLO"

A imagem abaixo mostra uma das célebres enchentes do Rio Paraguaçu, que constantemente inundava Cachoeira e  São Félix. Mais precisamente a cheia do ano de 1948, tendo sido captada pelo espanhol Manoel Cewani (Manolo)  da janela do seu quarto no Hotel Colombo. Mostra a Praça Teixeira de Freitas, tendo ao fundo os sobrados onde funcionavam a extinta Pensão Universal e o saudoso  Bar  O Guarany, antigo reduto da boemia, mais tarde transformado no epicentro do bas-fond cachoeirano. 

O imigrante Manolo era da cidade espanhola de Gesteira Bolera e na década de 40  se radicou em Cachoeira,  onde morou  e trabalhou até morrer,  em meados  da década de 70. A cidade carinhosamente o adotou e seu FOTO MANOLO marcou época na Cidade Heróica, durante muitas décadas,  juntamente  com o FOTO BERNARDO e o FOTO WALTER.          


A foto mostra a embarcação BELANIZA circulando pelas ruas de uma Cachoeira alagada, tal uma gôndola pelas ruas de Veneza. Era toda construída em madeira mas apesar de sua fragilidade fazia viagens até Salvador. Não sem riscos para os passageiros que se arriscavam numa travessia perigosa. Há relatos de constantes panes no motor e em pelo menos uma vez  o  barco ficou à deriva em plena Baía de Todos os Santos, para desespero dos passageiros e tripulantes. Foi salvo pelo navio PARAGUAÇU, cujo comandante "Pombo" providencialmente mandou rebocá-lo até Salvador.

2 comentários:

  1. Maravilhoso ver e conhecer esse pedacinho curioso na história da cidade de Cachoeira!
    Apesar de uma enchente sempre ser assustadora, essa foto deu ao fato uma carga tão poética que explica o carinho no tratamento do próprio texto, como "célebre enchente".

    ResponderExcluir
  2. Gica:
    Obrigado pela colaboração e pela leitura que você fez. De fato, para quem é ou conheceu a Cachoeira dos velhos tempos as enchentes serão sempre "célebres" porque se eternizaram em nossos corações e mentes e suas lembranças estão guardadas para sempre na retina do tempo

    ResponderExcluir

Faça um comentário