A notícia saiu no jornal cachoeirano A ORDEM, em meados de janeiro de 1910 e teve ampla repercussão na cidade. Pela primeira vez uma filarmônica do interior do estado era convidada para animar o Carnaval de Salvador. Para isso a LYRA CECILIANA, já à época considerada uma das melhores filarmônicas da Bahia, contratou um navio e elaborou uma excursão para levar os músicos e uma comitiva com os seus numerosos adeptos num passeio marítimo-fluvial. Durante o trajeto a LYRA iria apresentar a bordo do navio o seu animado repertório, composto por valsinhas, foxies e quadrilhas (que na época não tinha a concepção que hoje apresenta, associada aos festejos juninos). O jornal aponta que esta foi uma oportunidade para que as comunidades ao longo do Rio Paraguaçu vissem de perto o já atraente Carnaval de Salvador, com o desfile dos clubes carnavalescos.
Aqui são registrados documentos de toda ordem, pesquisas,leituras, citações e referências de caráter historiográfico sobre a cidade de Cachoeira (BA).Pretendemos divulgar todo e qualquer trabalho existente em compêndios e alfarrábios, citando esta "Cidade Monumento Nacional", com seu valioso acervo arquitetônico,cultural e artístico. O VAPOR DE CACHOEIRA pretende ser um fiel depositário de impressões históricas sobre Cachoeira e o Recôncavo Baiano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não gostei;fale também sobre a Centenária Minerva cachoeirana.
ResponderExcluirMeu caro :
ResponderExcluirQue bom ver o renascimento da antiga rivalidade entre as filarmônicas cachoeiranas LYRA X MINERVA ! Ela ainda está presente na memória coletiva da comunidade. Este blog pertence a todos que amam Cachoeira e, por isso, A MINERVA CACHOEIRANA com sua bela história não poderia faltar Aguarde as próximas postagens.