terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MINERVA CACHOEIRANA VAI A SALVADOR PARTICIPAR DA FESTA DO BONFIM

Atendendo à sadia provocação de um leitor, este blog apresenta a notícia de um dos passeios realizados pela SOCIEDADE LÍTERO MUSICAL MINERVA CACHOEIRANA. A tradicional filarmônica, que rivalizava com a LYRA CECILIANA na disputa pela preferência dos cachoeiranos,  também organizava passeios de navio a Maragojipe, São Francisco do Paraguaçu e até Salvador. Nessas oportunidades os seus numerosos adeptos  lotavam os navios especialmente fretados para a ocasião. As viagens  eram  geralmente muito animadas, com a apresentação a bordo de  músicas festivas e dançantes. A rivalidade entre as duas filarmônicas levava ao extremo de se ter dois passeios musicais no mesmo fim de semana   ou feriado, ou mesmo em fins de semana consecutivos.

A notícia  abaixo refere-se ao passeio que a MINERVA CACHOEIRANA faria para abrilhantar os festejos em louvor a Nosso Senhor do Bonfim. Foi publicado na edição de 16 de janeiro de 1910  do jornal cachoeirano A ORDEM e curiosamente revela uma prática já comum àquela época, a cortesia ao jornalista para publicar a notícia. Hoje  essa prática é conhecida pejorativamente como "jabá", ou ainda, "cruzeta" e é utilizada  muito mais em casos em que o jornalista atende a interesses geralmente obscuros. O que não é o caso, pois aqui se caracteriza muito mais como um gesto de elegância, o que é revelado até pela maneira ingênua com que o jornalista agradece  a doação do  ingresso  para o  "prometedor passeio".   


4 comentários:

  1. muito bom,queremos ver mais a minerva em seus périplos históricos;morremos de inveja desse seu xodó com a outra.parabéns pelo seu belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Cachoeira realmente é uma cidade abençoada, temos três filarmônicas(incluindo a caçula, 25 de Junho), enquanto muitas cidades não possuem nenhum corpo musical que ensine a arte da musica aos jovens e alegre suas festividades. Viva a Lyra, viva Santa Cecília, viva a Minerva também e a nossa caçulinha , a filarmônica 25 de Junho.

    ResponderExcluir
  3. Feliz é a cidade cujo povo pode, com muita justiça, se orgulhar de sua história e cultura. A MINERVA e a LYRA e suas lendárias rivalidades que tanto enriquecem o nosso folclore são partes indissociáveis desse conjunto de valores. Uma não seria o que é, se não fosse a outra. Agora temos mais uma filarmônica caçulinha, a enriquecer a cultura cachoeirana!

    ResponderExcluir
  4. Diga-se de passagem ,a filarmônoca 25 de junho,apesar de caçulinha,já nasceu grande e sabe o que quer;graças ao ímpeto abnegado de seu idealizador Dom Roque .Em breve teremos novidades para alegria daqueles que apreciam a boa música;pena que a Prefeitura prefira valorizar calcinha preta ,parangolé e outros lixos,

    ResponderExcluir

Faça um comentário