quarta-feira, 9 de março de 2011

CHICO SENNA SERÁ O ORADOR DO ANIVERSÁRIO DE CACHOEIRA

O arquiteto e historiador Francisco Soraes de Senna será o orador oficial da sessão solene que a Câmara  Municipal de Cachoeira realizará no próximo domingo (13 de março), às 9h30, em homenagem aos 174 anos de emancipação política da cidade.


Na oportunidade ele receberá o título de Cidadão  Cachoeirano, que lhe foi concedido através da resolução 01/99, de 02 de agosto de 1999.  Chico Senna é arquiteto, com especialização em Conservação de Documentos  e Conjuntos Históricos, professor da Universidade Federal da Bahia  (UFBA) e  titular, fundador e honoris causa da Faculdade de Turismo da Bahia (FACTUR).  Entre outros títulos, ele é membro da Academia de Letras da Bahia e foi presidente da Fundação Gregório de Mattos, de Salvador. É reconhecedido como  um profundo conhecedor da arquitetura e da história baianas e sua habilidade intelectual e conhecimento o têm levado a ser requisitado para palestras, cursos e aulas, sempre muito concorridos, em que enfoca  e contextualiza,  com brilhantismo, os fatos dentro de uma perspectiva histórico-cultural.


Chico Senna tem uma ligação visceral com a cidade, pertencendo a uma família que, há pelo menos  seis gerações,   participa ativamente da vida política  e cultural da cidade. É filho, neto, bisneto, trineto e tetraneto de cachoeiranos. A sua avó foi a escritora Nola Araújo e ele é sobrinho-neto do ex-prefeito Anarolino Pereira e do ex-deputado Augusto Públio. O seu  bisavô, o major Ricardo Pereira,  foi vereador e prior da Ordem Terceira do Carmo. E o seu trisavô foi o jornalista Augusto Motta, fundador do jornal O Guarany. 

2 comentários:

  1. Os vereadores de Cachoera estão de parabéns ao escolher o arquiteto e historiador Francisco Senna para ser orador oficial duranteFoi uma escolha correta dos vereadores de Cachoeira do arquiteto e historiador arquiteto e historiador Francisco para ser orador oficial na sessão solene comemorativa de elavação a categoria de cidade há 174 anos.
    Antonio Moraes Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Gosto quando você,com verve que lhe é peculiar rememora fatos ou personagens da história desse território chamado cachoeira.

    ResponderExcluir

Faça um comentário