Aqui são registrados documentos de toda ordem, pesquisas,leituras, citações e referências de caráter historiográfico sobre a cidade de Cachoeira (BA).Pretendemos divulgar todo e qualquer trabalho existente em compêndios e alfarrábios, citando esta "Cidade Monumento Nacional", com seu valioso acervo arquitetônico,cultural e artístico. O VAPOR DE CACHOEIRA pretende ser um fiel depositário de impressões históricas sobre Cachoeira e o Recôncavo Baiano.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
FERROVIÁRIOS DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX ENTRAM EM GREVE E PARALISAM OS TRENS
Em 1892 Cachoeira e São Félix viveram dias de tensão com a greve dos ferroviários da Estrada de Ferro Central da Bahia. Foi a primeira greve em larga escala, e envolvendo um setor estratégico da economia da Província, a ocorrer na Bahia. Durante uma semana nenhum trem circulou, os prejuízos foram elevados e o intenso tráfego de mercadorias entre o sertão e o litoral (Salvador) foi bastante afetado. As mercadorias do sertão vinham de trem, ou conduzidos por tropeiros,até Cachoeira e daí eram levadas em Salvador através do transporte fluvial pelo Rio Paraguaçu até a capital. No sentido contrário, os produtos manufaturados oriundos do Sul do país, e até da Europa, eram levados de navios e barcos até Cachoeira e daí eram transportados para o sertão. A greve só acabou após a interveniência do então deputado federal Cesar Zama, que atuou como intermediário entre os grevistas, a empresa e o governo.
A notícia teve ampla repercussão, inclusive na imprensa nacional. O PEQUENO JORNAL republicou as notícias veiculadas inicialmente nos jornais cachoeiranos A ORDEM e O AMERICANO.
(CLIQUE NA IMAGEM PARA FACILITAR A LEITURA)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário