domingo, 21 de julho de 2013

CACHOEIRANOS PEDEM AJUDA PARA RECUPERAR PRÉDIO DA CÂMARA

Em 18 de junho de 1789 a Câmara da Vila de Cachoeira  escreveu diretamente à Rainha de Portugal, D. Maria I, uma representação pedindo a recuperação urgente do prédio onde funcionava a própria câmara e a cadeia, que se encontrava em "completa ruína". No pedido, era feita ainda um apelo para a criação de um "imposto de passagem no Peruassú" (Rio Paraguaçu) afim de aumentar a receita da vila. O documento teve despacho favorável do Ouvidor Geral e Provedor  da comarca, Joaquim Manoel de Campos, e foi acompanhado de um termo da vistoria, onde se constatou as condições precárias em que o prédio se encontrava. Nessa época, Dona Maria I ainda não tinha adquirido a doença mental (ou ela não tinha ainda se manifestado...) que a afastaria do trono, sendo substituído por Dom João VI, como Príncipe Regente. Ela acompanhou - sem saber do que se tratava - toda a corte na fuga para o Brasil em 1808. Morreu no Rio de Janeiro em 1816, sendo o único soberano europeu enterrado  fora do continente.


Dona Maria I, Rainha de Portugal entre 1777 e 1816.
 Em seu reinado foi enforcado Tiradentes.
Ela morreu louca  e foi sucedida pelo filho, Dom João VI.
Os documentos relativos ao pedido feito pelos cachoeiranos à Rainha de Portugal estão publicados nos Anais da Biblioteca Nacional do Brasil, edição Nº 34, publicada em 1912, que traz o inventário dos documentos relativos ao Brasil existentes no "Archivo de Marinha e Ultramar", em Lisboa.


                                     
Prédio da Câmara de Cachoeira

Um comentário:

  1. Um documento de presidente da província, que parece ser da mesma época, exigia que os vereadores consertassem o prédio da câmara, que se encontrava em ruínas e com o assoalho danificado. Muito interessante o documento que vc publica, porque mostra o interesse que se tinha com as coisas públicas.

    ResponderExcluir

Faça um comentário