sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FUGA DE ESCRAVO A CAMINHO DE CACHOEIRA




 O "molecão" Custódio "muito negro de cor" fugiu quando acompanhava seu "senhor" ,  Francisco Rodrigues de Macedo, numa viagem de Feira da Santa Anna dos Olhos D'água para a Vila de Cachoeira, no ano de 1918.  O jovem escravo era da nação Cabinda, isto é, originário desta região  do  antigo Reino do Congo, ou Congo Português. Atualmente a província angolana de Cabinda é responsável pela maior parte da produção de petróleo do país.

O "aviso" da fuga de Custódio foi publicado no jornal IDADE D'OURO DO BRASIL, editado na cidade da Bahia, no ano de 1918.  Com ele, a promessa de  uma recompensa de "2O mil  réis" (uma quantia considerável para  a época) a quem o entregasse ao dono, ou a  Domingos José Villa Real, procurador deste, na Vila de Cachoeira.



(clique na imagem para facilitar a leitura)



Feira de Santa Anna dos Olhos D'Água era o nome de uma fazenda da  paróquia de São José das Itapororocas. Por ali passava a estrada das boiadas vindas do alto sertão, para serem vendidas em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro. Os donos daquela fazenda eram católicos fervorosos e construíram uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana e São Domingos. Com o movimento de vaqueiros e viajantes, formou-se uma feirinha.

Quando da sua fundação no século XVIII os poucos moradores existentes saciavam sua sede com a água existente nos "Olhos D'Água", fonte localizada na fazenda dos colonizadores Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa e ainda nos diversos minadouros e tanques da cidade. Em 1873 foi criado o município com o nome de Comercial Cidade de Feira de Santana. É inegável que o grande propulsor do desenvolvimento feirense foi a atividade pecuária, aliada à estratégica posição geográfica, que a fez  uma espécie de portal para o Sertão com o advento do transporte rodoviário.

Um comentário:

  1. Estou adorando ler estes posts sobre a história de Cachoeira. Estou me formando para história na UFRB e tenho também um Blog. Chamado Blog do Zevaldo e outro que se chama História de Maragogipe. Inclusive coloquei nos dois um linkblog para que esse blog seja visto pelos meus visitantes.

    Abraços e Sucesso

    ResponderExcluir

Faça um comentário