terça-feira, 15 de setembro de 2009

UM PROTESTO CONTRA OS ENTERROS NOTURNOS EM CACHOEIRA

Em 8 de outubro de 1879 o jornal  O GUARANY, fundado e dirigido por Augusto Motta (1860-1888), publicava um artigo protestando contra o hábito  de  realizar enterros à noite, em Cachoeira.

(Clique nas imagens para facilitar a leitura)
 

O jornal reprova esse costume,  por considerá-lo uma "cousa triste e tão vexatória", seja para as pessoas que estão em luto e até mesmo para as que gozam de boa saúde. O espetáculo lúgubre, com o desfile do caixão, choros e o  repicar de sinos ,  pelas ruas mal iluminadas por lampiões à base do óleo de baleia,   deveria mesmo   ser deprimente e aumentar a dor e a tristeza de toda a comunidade.
A edição traz outros artigos, notas e anúncios comerciais. Todos muito curiosos, não só pela maneira de abordar os fatos, mas principalmente  pela linguagem.  Destaque para a notícia de uma escrava que fugiu por causa dos espancamentos bárbaros que sofria do seu senhor, que inclusive teve que se explicar ao juiz municipal e ao promotor público. Há o registro da ação dos "larápios" que arrombaram uma casa na Rua Formosa (atual  Prisco Paraíso)  e  um alerta  dirigido às autoridades municipais contra a ação dos "talhadores" (atuais açougueiros) que põem a saúde da população em risco ao venderam carne imprópria para o consumo. 
Jornalista Augusto Motta (1860-1888)

A leitura desse material é um passeio no tempo e traz o registro precioso de uma época em que a imprensa cachoeirana destacava o que era relevante para a comunidade.

2 comentários:

  1. Olá, gostei do seu blog, vou segui-lo. Quanto a Cesário Mendes, sei que era abolicionista e foi preso algumas vezes por incitar fuga de escravos e rebeliões. Fazia parte de um grupo de intelectuais e jornalistas de Cachoeira, que lutavam pelo fim da escravidão. Se souber de algo mais, agradêço a informação. Aproveito para indicar o livro da professora Wlamyra Albuquerque ( O Jogo da Dissimulação). Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro Jornalista,
    Estive em Cachoeira recentemente, por ocasião da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte.Lá tive acesso a um exemplar do Jornal O Guarany atual, um primor de redação e diagramação, com notícias de todos os setores da sociedade e da região.Fui até ao escritório da Redação onde fui recebida pelo seu editor-chefe, o Prof. Pedro Borges dos Anjos, um profissional muito atualizado, lingüista, muito conceituado no meio intelectual da cidade.Ele me disse que O Guarany é um jornal histórico. Presenteou-me com um livro de história da cidade, de autoria do escritor Franciso Mello, onde li que O Guarany foi fundado em 1877 e era jornal diário.Tenho coletado textos antigos para inclui-los na tese de doutorado que produzo sobre estudos sincrônicos e diacrônicos da língua portuguesa e este texto vai contribuir de forma destacada com o meu trabalho. O Prof. Pedro Borges contribuiu muito com informações, sobretudo porque é especialista na área. Recomendo-lhe acessar no Google o "blog do Jornal O Guarany da Cachoeira". Acompanho-o diariamente, pois, sempre traz notícias muito atuais e úteis.
    Saudações,
    Acácia Emanuelle Portella, Brasília,DF
    acaciauniversal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Faça um comentário