Esta é uma fotografia rara. Foi tirada em 1860 e certamente é a mais antiga imagem fotográfica de Cachoeira. Mostra a atual Rua da Feira, que já teve várias denominações sendo a mais antiga Rua do Pasto, nome à época. Mostra à esquerda tropas de burros descarregando em armazéns cargas vindas do alto sertão baiano. No meio da rua, trilhos que transportavam vagonetes usados para facilitar o deslocamento das mercadorias. Graças ao trem e à cultura fumageira, a cidade experimentava um franco progresso. Ao fundo, num dos últimos sobrados está hoje instalada atualmente a sede da Filarmônica Lyra Ceciliana, e ao lado deste, na construção mais baixa, viria ser construída a fábrica de Charutos Leite & Alves, no mesmo local onde hoje está o campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira.
Aqui são registrados documentos de toda ordem, pesquisas,leituras, citações e referências de caráter historiográfico sobre a cidade de Cachoeira (BA).Pretendemos divulgar todo e qualquer trabalho existente em compêndios e alfarrábios, citando esta "Cidade Monumento Nacional", com seu valioso acervo arquitetônico,cultural e artístico. O VAPOR DE CACHOEIRA pretende ser um fiel depositário de impressões históricas sobre Cachoeira e o Recôncavo Baiano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como sempre Jorginho,você nos presenteando com boas reminiscências,excelente pesquisa histórica e gosto pela terra natal.Parabéns,você nos orgulha e nos enche de orgulho.Leio-o sempre e, aprendo cada dia mais.
ResponderExcluir