Há 125 anos, no dia 7 de Julho de 1885, uma terça-feira, o Conselheiro José Luiz de Almeida Couto, recém-empossado no cargo de Presidente da Província da Bahia viajou em uma embarcação a vapor pelo Rio Paraguaçu até a cidade de Cachoeira. Na chegada ao cais da Praça dos Arcos foi recebido com intenso foguetório. A cidade o esperava em festas. Recebido por autoridades, comerciantes e pessoas de destaque da região, seguiu em carruagem, acompanhado por uma multidão, até um trecho mais adiante do rio, onde presidiu a solenidade de inauguração da Imperial Ponte Dom Pedro II, imponente e majestosa construção de ferro que liga Cachoeira a São Félix. Estava inaugurada o que se constituía, à época, uma das maiores obras de engenharia da América do Sul.
(Clique nas imagens para facilitar a leitura)
Em nome do Imperador Dom Pedro II,
o Presidente da Província, Almeida Couto,
presidiu a solenidade de inauguração.
Toda em treliças de ferro, a ponte fora fabricada em estaleiros da Inglaterra de onde viera premontada. Era um esforço notável do Governo Imperial, que através da Lei Provincial Nº 1242, de 16/06/1865, autorizara a sua construção pela Brazilian Imperial Central Railway Company Limited para ser um elo entre o sertão e o litoral baianos. A obra foi dirigida pelo engenheiro francês Frederico Merci e a fiscalização ficou a cargo do engenheiro baiano Afonso Glycerio da Cunha Maciel, que deixou à posteridade uma "memória descriptiva" com um relato, por vezes pormenorizado, dos aspectos técnicos das diversas etapas de construção e montagem dessa magnífica e desafiadora obra de engenharia.
A construção da Ponte Dom Pedro II contribuiu significativamente para o desenvolvimento da economia baiana até meados do Século XX. A produção agrícola e mineral do sertão era levada em tropas de burros e através do trem até Cachoeira, último trecho navegável do Rio Paraguaçu, e daí conduzida em transporte fluvial e marítimo para a capital. No sentido inverso, levava produtos manufaturados ao interior, formando um dinâmico sistema que atendia também ao transporte de passageiros, através do lendário Vapor de Cachoeira.
Há 125 nos a Ponte Dom Pedro II se incorporou definitivamente
à paisagem do Vale do Paraguaçu.
(Foto Bernardo - Anos 60)
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