quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CINQUENTA ANOS DA MORTE DE AUGUSTO PÚBLIO

A morte de Augusto Públio Pereira há 50 anos representou para Cachoeira o fim de uma era, marcada pela intensa disputa política regional entre o PSD (Partido Social Democrata), ao qual ele era filiado e um dos principais líderes no estado, e a UDN (União Democrática Nacional), partido marcadamente conservador, que fazia oposição tenaz ao projeto político e aos ideais de Getúlio Vargas. Embora também conservador, o PSD tinha sido criado para ser  um partido  destinado a abrigar as lideranças políticas do interior do país que apoiavam Getúlio, como contraponto ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), também criado pelo próprio Vargas e voltado para atender à  massa de trabalhadores urbanos. Embora com projetos distintos de poder, os dois partidos possuiam trajetórias paralelas, sempre ao lado  (um à esquerda populista e outro à direita progressista) de Getúlio.

Depois de Augusto Públio, Cachoeira vivenciou um largo período de desprestígio político no qual vive mergulhada até hoje. Nenhuma das escassas lideranças políticas  produzidas  desde então, alcançou a dimensão  que  ele obteve. Ele personifica perante a História a maior força política  que Cachoeira produziu.  Era ideologicamente um político de centro, aberto a propostas progressistas, embora conservador e liberal.

Este blog  apresenta um perfil desse cachoeirano  que se não tivesse sido colhido pela morte, ainda jovem aos 53 anos, teria certamente ocupado cargos mais importantes como o de governador da Bahia, que ele chegou a exercer  interinamente durante o período em que presidiu a Assembléia Legislativa. Na época não havia a figura de vice-governador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário