Em 26 de março de 1928 o educador Anísio Teixeira (1900-1971), que ocupava então o cargo de Diretor Geral da Instrução Pública da Bahia (cargo equivalente hoje ao de Secretário da Educação) inaugurava a Escola Primária Superior de Cachoeira. A inauguração ocorreu nos últimos dias do governo Goes Calmon.
Anísio Teixeira tinha 28 anos quando dirigia a Educação na Bahia |
Pode-se dizer, sem medo de errar, que a Escola Primária Superior de Cachoeira foi o embrião da proposta da Escola Parque, que o próprio Anísio Teixeira viria a implantar mais tarde (1950) quando foi secretário da Educação do governador Octávio Mangabeira e revolucionou o ensino brasileiro, tendo servido de inspiração para Darcy Ribeiro implantar quase seis décadas mais tarde o modelo de escola em tempo integral no Rio de Janeiro, no governo Leonel Brizola, com a criação dos CIEP's.
Essência do pensamento de Anísio Teixeira |
A solenidade de inauguração foi noticiada pelo jornal cachoeirano A ORDEM em sua edição de 31 de março daquele ano. No texto da notícia, referência aos professores da nova escola: Edmundo Belfort, Augusto Públio (então recém-formado em Medicina) e Ursulina Gonçalves Pereira.
(clique na imagem para facilitar a leitura)
O jornal destaca a iniciativa de Anísio Teixeira |
Fico feliz, de ter mais informações sobre a antiga Escola Primária Superior da Cachoeira - Hoje atual CEC, foi um dos organizadores com a comissão do cerimonial dos 83 anos da mesma, fiquei encantado pelas novas informações e ver que a idéia de rememorar com saudades marcantes fatos da educação e a origem do Colégio Estadual da Cachoeira. Começaram a ser escritas ...
ResponderExcluirObrigado pelo importante registro.
Sem mais,
Anderson Luis
Cachoeira/BA – 17/04/2011.
Anderson: Fico mais feliz ainda de ter contribuído para o resgate da história de nossa Cachoeira, que é o propósito deste blog
ResponderExcluir