sexta-feira, 15 de abril de 2011

ANÍSIO TEIXEIRA IMPLANTOU EM CACHOEIRA UM MODELO DE ESCOLA PÚBLICA

Em 26 de março de 1928 o educador Anísio Teixeira (1900-1971), que ocupava então o cargo de Diretor Geral da Instrução Pública da Bahia (cargo equivalente hoje ao de Secretário da Educação) inaugurava a Escola Primária Superior de Cachoeira. A inauguração ocorreu nos últimos dias do governo Goes Calmon.
 
Era um estabelecimento modelar, pioneiro na época, que o governo do estado pretendia expandir para todo o estado e desenvolver assim a área educacional. Concebido pela mente privilegiada de Anísio Teixeira -  que a História viria  a consagrar como o maior educador brasileiro - o modelo de escola implantado em Cachoeira em 1928, já era uma proposta pedagógica inovadora,  que mesclava em tempo integral ensinamentos práticos ao ensino teórico, dando aos alunos também noções de cidadania, partindo da concepção de que o ensino público de qualidade é o instrumento para se atingir  a democratização da sociedade. 

Anísio Teixeira tinha 28 anos quando dirigia a Educação na Bahia

Pode-se dizer, sem medo de errar, que a Escola Primária Superior de Cachoeira foi o embrião da proposta da Escola Parque, que o próprio Anísio Teixeira viria a implantar mais tarde (1950) quando foi secretário da Educação do governador Octávio Mangabeira e revolucionou o ensino brasileiro, tendo servido de inspiração para Darcy Ribeiro implantar quase seis décadas mais tarde o modelo de escola em tempo integral no Rio de Janeiro, no governo Leonel Brizola, com a criação dos CIEP's.


Essência do pensamento de Anísio Teixeira



A solenidade de inauguração foi noticiada pelo jornal cachoeirano A ORDEM em sua edição de 31 de março daquele ano.  No texto da notícia, referência aos  professores da nova escola:  Edmundo Belfort, Augusto Públio (então recém-formado em Medicina) e Ursulina Gonçalves Pereira.

(clique na imagem para facilitar a leitura)
O jornal destaca a iniciativa de Anísio Teixeira

       

2 comentários:

  1. Fico feliz, de ter mais informações sobre a antiga Escola Primária Superior da Cachoeira - Hoje atual CEC, foi um dos organizadores com a comissão do cerimonial dos 83 anos da mesma, fiquei encantado pelas novas informações e ver que a idéia de rememorar com saudades marcantes fatos da educação e a origem do Colégio Estadual da Cachoeira. Começaram a ser escritas ...

    Obrigado pelo importante registro.

    Sem mais,

    Anderson Luis
    Cachoeira/BA – 17/04/2011.

    ResponderExcluir
  2. Anderson: Fico mais feliz ainda de ter contribuído para o resgate da história de nossa Cachoeira, que é o propósito deste blog

    ResponderExcluir

Faça um comentário