sexta-feira, 27 de maio de 2011

CHARUTOS DO RECÔNCAVO E UM ANÚNCIO DE NATAL POLITICAMENTE "INCORRETO" NOS ANOS 50.

Nos dias de hoje um anúncio desses seria massacrado, sendo considerado "politicamente incorreto". E certamente receberia um bombardeio de críticas, por incentivar a dependência química com a prática do tabagismo. Mas nos anos 50 as Indústrias Suerdieck, cuja sede ficava no Recôncavo Baiano - suas fábricas de charuto espalhavam-se por Cachoeira, São Félix e Maragojipe - publicaram  este anúncio de Natal nas principais revistas do Brasil ! O objetivo, claro, era divulgar as "excelências" dos seus produtos, entre os quais estavam os lendários charutos, que chegavam a competir a nível internacional com os não menos famosos charutos cubanos.

Numa época em que ainda não estava massificada a ideia de que o fumo é danoso à saúde,  ele era com naturalidade associado a situações e práticas saudáveis. Na peça, os charutos Suerdieck aparecem como um sonho de consumo para as festas de fim de ano. Enquanto Branca de Neve enfeita a àrvore de Natal com os charutos, que mesmo tendo forma cilíndrica podiam ser adaptados como se fossem ícones natalinos, os Sete Anões chegam contentes para receber seus tão desejados e esperados presentes: caixas de charutos.


Anúncio dos charutos Suerdieck (década de 1950)



3 comentários:

  1. Santo Deus,agora entendo o por quê do desapareceimento dos setee anões,um a um foram vitimados pelo câncer de pulmão.Essa suerdick,heim,ainda bem que restaram o Danneman e o samba de roda de dona Dalva.

    ResponderExcluir
  2. E onde fica Cruz das Almas nesse contexto amigo?

    ResponderExcluir
  3. Cruz das Almas está situada, obviamente na Região do Recôncavo, também conhecida como "região fumageira". Era uma das cidades de grande importância para essa cultura econômica e abrigava também plantações, armazéns e fábricas... Ao longo dos anos Cruz das Almas tornou-se o principal produtor, posição que ostenta hoje. Mas há algumas décadas essa atividade econômica era mais forte em Cachoeira, São Félix, Maragojipe ...

    ResponderExcluir

Faça um comentário