sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BIOGRAFIA DO MAESTRO ABOLICIONISTA MANOEL TRANQUILINO BASTOS SERÁ LANÇADA EM OUTUBRO

              Esta é capa do livro O SEMEADOR DE ORQUESTRAS - História de um Maestro Abolicionista, de autoria do autor deste blog, que será lançado nos próximos dias 13 de Outubro, em Salvador, e 15 de Outubro, em Cachoeira.  O livro apresenta a biografia do músico cachoeirano Tranquilino Bastos (1850-1935), fundador (em 1870) da filarmônica Lyra Ceciliana. Ele foi compositor, regente e professor de diversas gerações de músicos, tendo criado e/ou dirigido diversas filarmônicas no interior da Bahia. O capítulo inicial do livro mostra Tranquilino Bastos à frente de sua filarmônica, na noite de 13 de Maio de 1888, comemorando ruidosamente em Cachoeira a assinatura da Lei Áurea e o fim da escravidão no Brasil. 


Além de ter participado da luta pela abolição da escravatura, Tranquilino Bastos foi  líder espírita, praticante da homeopatia e vegetariano. Suas intensas atividades,  como artista e jornalista engajado na defesa da cidadania, o levaram a se destacar como o maior nome intelectual de Cachoeira entre os séculos 19 e 20. É autor, entre centenas de outras composições, do Hino da Cachoeira e de músicas exaltando o abolicionismo.  Nesse texto, ele enumerou sua vasta criação : Composições – Mais de 30 a menos de 50 marchas fúnebres, 295 dobrados, 100 a 150 marchas festivas, valsas, contradanças, polcas, polacas, 80 fantasias, nove variações, duas missas, duas novenas, 10 tantamuergos, oito maria-concebidas, cinco árias para canto, dois mementos e 205 fragmentos de ópera transcritos para banda marcial, hinos do 13 de Maio, da municipalidade de Feira de Santana e do 25 de Junho de Cachoeira.  

Tranquilino Bastos era defensor do pacifismo e se destacou também como jornalista, tendo publicado na imprensa cachoeirana centenas de artigos em que defendeu a liberdade  religiosa, numa época em que a prática do candomblé era perseguida pela Polícia, e a liberdade de manifestação. Também se manifestou contra o preconceito racial, o coronelismo e a corrupção eleitoral, atacou o militarismo e criticou o golpe militar que implantou a República. Mas, sobretudo, antecipou em décadas a discussão de temas hoje considerados politicamente corretos, como o respeito aos  direitos humanos e a defesa do meio ambiente.

Artigo de Tranquilino Bastos publicado em  O Pequeno Jornal
 
A vida e a obra de Tranquilino Bastos e o contexto  econômico, social, político e cultural do Recôncavo Baiano do seu tempo são mostrados no livro, que traz ainda aspectos da evolução da cidade de Cachoeira ao longo de três séculos de sua história.  Abaixo, a relação dos capítulos  contidos nas 210 páginas do livro.

 

3 comentários:

  1. Ávido pelo lançamento entre os patrícios.O Maestro realmente foi um homem além do seu tempo.Mais do que justíssima homenagem.

    ResponderExcluir
  2. e muito bom saber que a biografia do meu tataravo foi lançada sou bisneto do seu filho Eologio Tranquilino Bastos e gostei muito de ve que ele e prestigiado pelo que fez
    PAABENS !!!

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em saber que o homem que doou para José Domingos de Santana - Zé do Vapor - as terras que desde 1910 alojam o Axé de mesmo nome no Terreiro Viva Deus, era um homem bem a frente de seu tempo, difundindo idéias que até hoje lutamos para que sejam respeitadas e colocadas em prática

    ResponderExcluir

Faça um comentário