terça-feira, 19 de junho de 2012

ENCHENTE DO RIO PARAGUAÇU TRANSFORMA CACHOEIRA NA "VENEZA DO RECÔNCAVO"

Este título foi inspirado na reportagem especial publicada pela prestigiada revista A CIGARRA, de circulação nacional, em sua edição do mês de agosto de 1949. Em cinco páginas a reportagem mostrou os efeitos da  enchente do Rio Paraguaçu que, no ano anterior,  cobrira parcialmente as cidades baianas de Cachoeira e São Félix. Bem ao estilo rebuscado do jornalismo praticado à época - em que predominava a veia literária do autor, em detrimento da objetividade na narrativa dos fatos - o texto é assinado pelo baiano Jacy B. Lima, vencedor de um concurso de reportagens  promovido pela própria revista. O teor da reportagem contempla sobretudo o aspecto humano da tragédia, em que milhares de famílias ficaram desabrigadas e o comércio fortemente prejudicado pela cheia. Não se sabe se os nomes citados na matéria jornalística referem-se, de fato,  a pessoas reais ou são personagens criados pela imaginação do autor - recurso muito usado no jornalismo da época -, embora pareçam verossímeis pelas situações descritas. As fotos, embora de boa qualidade, concentram-se somente na Praça Teixeira de Freitas, mostrando basicamente o Cine Teatro Cachoeirano, trechos da Rua 25 de Junho e Sete de Setembro, ao lado do Hotel Colombo, quando poderiam ser mostrados outros trechos alagados de Cachoeira. Esta mesma enchente já foi mostrada neste blogo (ver postagem UMA ENCHENTE  EM CACHOEIRA VISTA PELAS LENTES DO ESPANHOL "MANOLO", de outubro de 2010)

                                           (Para facilitar a leitura, clique nas imagens) 
Na primeira foto, destaque para o Cine Teatro Cachoeirano, em primeiro plano, que ostenta anúncios de diversos filmes e uma faixa anunciando que estava em cartaz o clássico de "capa e espada" Capitão Blood.  O filme é de 13 anos antes (1935) e foi estrelado pela dupla Errol Flyn e Olívia de Havilland. 
Nesta foto a lendária embarcação Belaniza (um saveiro adaptado)  faz o transporte de bens para um local seguro. Em dias normais ela chegou a fazer a ligação marítima Salvador-Cachoeira. Embaixo, uma canoa resgata uma família inteira.
A Pensão Marietta  funcionava na esquina da 25 de Junho com a Rua 13 de Maio. No local funcionou mais tarde a Pousada do Pai Thomaz. O Hotel Colombo já possuía os quatro andares.
O texto informa que "Bombeiros" foram deslocados de Salvador para ajudar as famílias desabrigadas. O autor aponta diversas "soluções" para o problema das cheias constantes do Paraguaçu. Uma das propostas citadas refere-se à necessiadde de construir-se uma barragem, para inclusive aproveitar o potencial elétrico do rio, o que viria a ser realidade somente três décadas depois, com a construção de "Pedra do Cavalo".
A reportagem destaca a grande importância que Cachoeira e São Félix tinham para a economia baiana e defende soluções definitivas para o problema das enchentes, que atrapalhavam o progresso das duas cidades "irmãs na desventura".

Um comentário:

Faça um comentário