Esta imagem é da década 30 e mostra a Feira Livre de Cachoeira, na Praça Dr. Milton (antes, Largo da Regeneração). Nessa época ainda não havia sido construído o Mercado Municipal, na Praça Maciel.Ao centro da foto, o Chafariz Imperial um dos principais (e infelizmente menos badalado e cuidado) dos monumentos da cidade. Ainda não havia, ao lado do Chafariz, o horroroso prédio que hoje abriga o Bradesco e que foi construído na década de 60 para ser a agência do extinto Banco da Bahia. Trata-se de uma violência arquitetônica e estética, que contrasta com a leveza e suavidade da arquitetura colonial da cidade, tombada como Monumento Nacional.
Aqui são registrados documentos de toda ordem, pesquisas,leituras, citações e referências de caráter historiográfico sobre a cidade de Cachoeira (BA).Pretendemos divulgar todo e qualquer trabalho existente em compêndios e alfarrábios, citando esta "Cidade Monumento Nacional", com seu valioso acervo arquitetônico,cultural e artístico. O VAPOR DE CACHOEIRA pretende ser um fiel depositário de impressões históricas sobre Cachoeira e o Recôncavo Baiano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interessante,quse todos estavam vestidos de brancos talvez a cor predominante na época. E o local era na praça Dr.Aristides Milton,provavelmente por ter por ter um chafariz público.
ResponderExcluir