segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ENGENHOS DO IGUAPE IMPORTAM A CANA CAIENA



Um senhor de engenho do Iguape, na Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira , trouxe para a Bahia, em 1811, as primeiras mudas da cana caiena, o que resultou no aumento significativo da produção em seus engenhos. A iniciativa teve um grande significado para a economia açucareira, com o aumento da área plantada e da produção, além da diminuição do trabalho da mão-de-obra escrava e mereceu destaque na IDADE DO OURO DO BRASIL, o primeiro jornal publicado na Bahia e o segundo do Brasil. O jornal exalta o empreendedorismo deste senhor de engenho como exemplo edificante para o "progresso" do Brasil.

Os escravos, esses continuaram tendo direito apenas ao trabalho forçado e ... açoites !

Comentário do editor deste blog: E pensar que ainda existem pessoas que são contrárias à atual política de reparações, com que o país tenta resgatar uma parte da imensa e impagável dívida com os afrodescendentes.


(clique nos textos para facilitar a leitura)




Assim está no livro A PRIMEIRA GAZETA DA BAHIA - Idade do Ouro do Brasil , de Maria Beatriz Nizza da Silva (Salvador: EDUFBa: 2005).


Agosto (31), 2009.

Um comentário:

  1. Concordo contigo sobre a reparação dos afro-descendentes, mas existem pessoas, que são pobres, descendentes de imigrantes, alemães, poloneses, italianos, etc.., que vieram para o Brasil, tambem contribuiram para o crescimento deste país, que estão tambem "reparando"aos afro-descendentes, sem terem sido beneficiados do trabalho escravo, é justa eswsa forma de "reparação"?
    Deve existir uma forma melhor de fazer a justiça com os afro descendentes, que seja pelas pessoas que se aproveitaram e enriqueceram com isso.

    ResponderExcluir

Faça um comentário