Em Cachoeira (BA), no dia 8 de outubro de 1850 nasceu Manoel TRANQUILINO BASTOS, maestro, compositor, praticante do espiritismo, da homeopatia, sendo também vegetariano. Foi regente em seis filarmônicas baianas em Cachoeira, São Félix e Feira de Santana, tendo criado também a Lyra Ceciliana, de Cachoeira e a Lyra Sangonçalense, de São Gonçalo dos Campos. Foi responsável pela formação de várias gerações de músicos que integraram diversas bandas musicais no interior da Bahia nos séculos XIX e XX. Escreveu artigos em jornais da onde pregava a a libertação dos escravos, a liberdade religiosa dos negros, o respeito aos direitos humanos e , antecipando-se ao surgimento das lutas ambientalistas, defendeu o respeito aos animais. Em 13 de Maio de 1988 saiu à noite pelas ruas de Cachoeira, seguido por uma multidão, regendo a Euterpe Ceciliana em comemoração à assinatura da Lei Áurea. Morreu em 1935, aos 85 anos.
Matéria sobre Tranquilino Bastos publicada no "Correio da Bahia"
(19/06/2000)
(clique para facilitar a leitura)
BREVE IREI À BAHIA E PRECISO QUE ALGUÉM ME AJUDE A CONTACTAR PESSOAS QUE SABEM DA VIDA DO MAESTRO TRANQUILINO BASTOS; DE ALGUÉM QUE ME INDIQUE LIVROS, JORNAIS OU QUALQUER OUTRO ELEMENTO INFORMATIVO SOBRE A VIDA DO MAESTRO. ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO A ATENÇÃO QUE CERTAMENTE RECEBEREI DESSE POVO GENEROSO E SAPIENTE, TERRA DE RUI BARBOSA, MAS TAMBÉM DE MANUEL TRANQUILINO BASTOS. ABRAÇO. DERBLAY DE ALMEIDA
ResponderExcluirCaro Derblay : Entre em contao comigo pelos telefones (71)3334-0588 e 8764-1400. Estou disposto a ajudar.
ResponderExcluirJORGE RAMOS
PREZADO JORNALISTA JORGINHO RAMOS
ResponderExcluirAGRADEÇO A ATENÇÃO E BREVEMENTE FAREI CONTATO QUANDO ESTIVER MAIS PRÓXIMO DA MINHA IDA À BAHIA.
ABRAÇO
DERBLAY DE ALMEIDA