sábado, 3 de outubro de 2009

HÁ 190 ANOS COMEÇAVA A NAVEGAR O "VAPOR DE CACHOEIRA"

Em 04 de outubro de 1819, portanto, há exatamente 190 anos,   foi feita a viagem inaugural do "Vapor de Cachoeira", a primeira embarcação a vapor a circular na America do Sul. Foi uma revolução para a época. Ao longo das décadas seguintes  esse  meio de transporte  impactou significativamente a vida dos baianos, não  só pelo aspecto econômico mas,  principalmente, pelo que ele representou para a vida social e cultural da Bahia, entre o século XIX até meados dos anos 60  do Seculo XX.

Já na época colonial partiam de São Félix partiam três estradas para o interior do Brasil: a que seguia para Minas e daí para o Rio de Janeiro; a que seguia para a província de Goiaz e a Estrada das Boiadas, que seguia, via Jacobina, até o Piauy. Assim era abastecido e desbravado o grande sertão brasileiro.

Navegando pelos vales verdejantes do Recôncavo,  por entre ruínas de fortes e conventos da era colonial, foi testemunha do apogeu dos engenhos de açúcar  e ,  em seguida,  transportou  as riquezas geradas pelo cultivo e industrialização  do fumo, que fizeram a força econômica de Cachoeira e São Felix até a década de 1930.

 O Vapor de Cachoeira levava produtos manufaturados até o Recôncavo e daí eram levados em tropas de burros - e mais tarde de trem - para o Sertão. Na rota inversa, trazia para o litoral tudo o que o sertão produzisse.  No Império, foi o trem, que em Cachoeira interligava-se ao transporte fluvial, o grande impulsionador do desenvolvimento. Vir do sertão de trem até Cachoeira e daí seguir de vapor até Salvador era viagem que assumia ares de epopéia.   

A história dele tem várias fases. Veja nesse blog em postagens anteriores,  quem o construiu, como ele foi constrúido, a sua importância e alguns aspectos de sua presença no cenário econômico, social e cultural da Bahia.  E assim, o Vapor de Cachoeira tornou-se lendário.

A seguir, alguns registros visuais de sua existência, que foi eternizada na música, na literatura e na riqueza de nosso folclore.



(clique nas imagens para facilitar a leitura)
                                       

A primeira embarcação (1819)




Vista panorâmica do Cais de de Cachoeira, com o navio em primeiro plano 
(anos 20 do Sec. XX)


 




A cada partida ou chegada do "Vapor" era intenso o movimento no Cais de Cachoeira 

(anos 40 de Sec. XX)
 



 
O Vapor de Cachoeira se integrava plenamente à paisagem do Vale do Paraguaçu




A última embarcação a fazer o trajeto marítimo-fluvial entre Salvador e Cachoeira foi o navio Maragojipe (foto anos 60)
 





7 comentários:

  1. Esse blog faz sucesso desde 1819...Valeu pela aula de história sobre a embarcação à vapor e sobre a cidade de Cachoeira!
    O Jorginho Ramos também lê
    www.descompensando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jorginho,

    Parabéns, este blog ficará a partir de hoje entre os meus favoritos.

    Abraços

    David Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, a foto acima é de minha autoria e ela não é dos anos 60 e sim dos anos 80. Eu utilizei photoshop para envelhece-la.
    Pôe o crédito da foto: Jorge Dias (Buga). Sou filho de Maragojipe. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Jorginho
    Já algum tempo venho procurando uma foto do saudoso "Paraguassu" e foi com muita alegria que tive a oportunidade de encontrá-la aqui neste espaço. Fico-lhe muito grato
    Abraços
    João Figueiredo

    ResponderExcluir
  5. CARO JORGE,

    EM PRIMEIRO LUGAR, FOI UMA FELICIDADE VER UM BLOG QUE TENTA RESGATAR DE ALGUMA MANEIRA A HISTÓRIA DE UMA REGIÃO TÃO IMPORTANTE PARA O PASSADO ECONÔMICO DA BAHIA. FIQUEI EMOCIONADO COM AS FOTOS DO VAPOR ATRACADO NO CAIS DE CACHOEIRA,SÃO POUCOS OS REGISTRO DOS NAVIOS DA BAHIANA, INFELIZMENTE.
    QUANTO A FOTO DO NAVIO MARAGOGIPE, ELA NÃO PODE SER DA DÉCADA DE 60, POIS NESSA ÉPOCA O ITAPARICA E O MARAGOGIPE, LEVAVAM UM PEQUENO ESCALER NA POPA, NESSA FOTO O MARAGOGIPE, LEVA NO SEU CONVÉS SUPERIOR, BOTES SALVA VIDAS, ISSO DEVE SER DA DÉCADA DE 80 OU 90.
    ADICIONEI SEU BLOG AO MEU, ESPERO TROCAR INFORMAÇÕES, MEU BLOG É: NAVEGANTE SEM PORTO, NAVEGA, RUMO AO FAROL DAS ESTRELAS.

    GRANDE ABRAÇO

    JOSEMAR

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas contribuições. Qualquer colaboração, que ajude a interpretar aspectos dessa história é sempre bem vinda

    ResponderExcluir
  7. Falar da linha maritima Salvador // Cachoeira, e não discrever o navio Paraguassu, e o seu comandante Dedé, e o seu imediato (chefe de maquinas) conhecido por "Caça mina", e ainda depois que o paraguassu saiu de atividade, um outro navio de pequeno porte que era chamado de Lancha São Pedro, foi que substituiu Paraguassu, e ficou ainda por um longo tempo fazendo a linha da carreira...

    ResponderExcluir

Faça um comentário