domingo, 11 de outubro de 2009

LIVRO HOMENAGEIA O VAPOR DE CACHOEIRA


Inspirado no lendário "Vapor de Cachoeira" o designer gráfico e ilustrador,  Enéas Guerra, co-autor com Pierre Verger,  de dois livros de lendas africanas,  está lançando o livro VAPORZINHO. Trata-se de um belíssimo trabalho, destinado não só ao público infantil,  mas voltado principalmente para recriar o clima de epopéia da navegação a vapor na Bahia.  A publicação, ricamente ilustrada com desenhos do autor, mostra tipos humanos característicos do Recôncavo que viajavam nos barcos a vapor, as  mercadorias  que eles conduziam, a importância econômica e cultural do vapor para a região, as comunidades ribeirinhas a saudar a passagem do barco através de vales verdejantes e o cenário das cidades colonias do Recôncavo.  Merece destaque especial a  maneira como o autor  insere os barcos a vapor na paisagem cultural, física e  principalmente  ambiental  do Recôncavo.

O lançamento será no  sábado (17/10/09) às 16 horas, na Galeria do Livro e Arte, situada na Rua Bartolomeu de Gusmão, bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

Ler O VAPORZINHO é como fazer uma viagem no tempo. Eis alguns trechos do livro :

                  (Clique nas imagens para facilitar a leitura, perdão, a viagem) 










Quem é o autor 







O

Um comentário:

  1. Fátima Caetano da Silva9 de dezembro de 2013 às 18:14

    Um livro excelente para a garotada, pois retrata uma época muito importante do Recôncavo Baiano. É preciso lembrar das coisas boas. É preciso conhecermos a nossa história. Foi muito feliz o autor em criar "O Vaporzinho" com gosto de saudade de quem viajou em algum vapor da extinta "Companhia de Navegação Bahiana"... Tempos bons.

    ResponderExcluir

Faça um comentário