sexta-feira, 5 de novembro de 2010

" DEMOCRATAS " X " PARAGUASSU " : O INÍCIO DA RIVALIDADE ESPORTIVA ENTRE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX

O foot ball  já despertava paixões nos anos 20

Em 1921 o foot ball  ou  pe-bola (termo usado muitas vezes à época e que felizmente não "pegou")  já mobilizava os cachoeiranos. O jornal A ORDEM  noticiava  num sábado daquele ano a paixão que esse esporte começava a despertar entre a população: um clássico entre o "Democratas" de Cachoeira e o "Paraguassu"  de São Félix.  A peleja seria disputada no dia seguinte na Praça Maciel, que ainda não possuía o atual Mercado Municipal e era uma vasta área, onde  também se apresentavam circos e touradas.

Antecipando o que mais tarde seriam as charangas das torcidas, a filarmônica  Lyra Ceciliana   foi contratada  para animar os torcedores cachoeiranos.

Antes da "renhidíssima" partida, que seria disputada à  tarde, haveria às 11 horas uma disputa entre as equipes infantis do "Paraguassu" e do "Democratas".

Ao final da notícia o  jornal recomenda que as pessoas tenham calma ao torcer pelo seu clube favorito, numa evidência de que em jogos anteriores houve o que na época  era chamado de sururu ou grossa pancadaria. Era o surgimento da rivalidade esportiva entre as duas cidades, que décadas mais tarde em disputas das duas seleções pelo Campeonato intermunicipal, ou mesmo em jogos amistosos entre equipes cachoeiranas e sanfelixtas, resultaria em fatos mais graves. O apelo dos redatores  visava  evitar que houvesse novas brigas, "afim de serem conservados, para o nosso bem, os títulos e foros de civilização que,  digna e justamente, Cachoeira possue".    

 (Clique na imagem para facilitar a  leitura)





Um comentário:

  1. Meu Pai, Egberto Melo, contou-me que,uma vez,num jogo realizado no campo de São Felix entre uma equipe local( a mais forte,a que tinha jogadores mais talentosos como Kizu) e uma de Cachoeira que ocupava as últimas posições na classificação, ocorreu o seguinte episódio: "Os jogadores da equipe de São Felix, tinham tanta convicção de que ganharia o jogo que determinaram o placar (6x0)e ainda pintaram esse resultado no bico das chuteiros e mais ainda contrataram um fogueteiro para ficar num dos morros de São Felix para soltar 6 foguete a cada gritaria da torcida. A torcida de Cachoeira tinha tanta certeza que o time seria derrotado que poucos compareceram ao campo de futebol. Pois bem, aconteceram seis gritarias da torcida, seis gols foram marcador e o time de Cachoeira voltou, atravessando o rio Paraguaçu de canoa, feliz da vida com a vitoria para surpresa geral de todos. Egberto Emilio

    ResponderExcluir

Faça um comentário