quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MARQUÊS DE POMBAL EXPULSA OS JESUÍTAS DO BRASIL E EXTINGUE O SEMINÁRIO DE BELÉM


Em 21 de julho de 1759 o Marques de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo) poderoso Secretário de Estado (cargo equivalente hoje ao de um primeiro-ministro) do Rei de Portugal, D. José I, expulsou de Portugal e de suas colônias os integrantes da Companhia de Jesus . No Brasil, todos os padres jesuítas foram presos e embarcados para Lisboa. E todos os bens móveis e imóveis da Companhia de Jesus (igrejas, seminários, imagens,  jóias, paramentos, engenhos, escravos, casas e livros ) foram confiscados. Na Bahia, entre os estabelecimentos fechados estavam o Colégio dos Jesuítas, na cidade de Salvador, e o Seminário de Belém, na Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira


Marquês de Pombal, o déspota esclarecido 

As instruções foram definidas diretamente do Reino e emitidas para o governo da Província. Nessa época Salvador era a capital do Brasil Colônia (seis anos mais tarde, em 1763 , Pombal a transfere para o Rio de Janeiro). Eis dois trechos, retirados do volume XXXI dos Anais da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro):


clique nas imagens




Igreja e Seminário de Belém, na Vila de Cachoeira

Há 250 anos era feito um inventário completo do Seminário de Belém. Todos os bens foram transferidos à Arquidiocese de Salvador, mais exatamente ao Cabido da Sé. Leiam este trecho do inventário.







Com a expulsão violenta dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja. Essa foi uma das medidas mais radicais tomadas pelo Marquês de Pombal, uma figura controvertida e fascinante da História. Conhecido como déspota esclarecido,  o  Marquês tinha poderes absolutos outorgados pelo Rei, desde que dirigiu pessoalmente a reconstrução de Lisboa, destruída por um terremoto e seguidos incêndios, em novembro de 1755.  Executou em seguida um vasto e profundo sistema de reformas estruturais que modificaram a economia, a política, a administração, o ensino e a religião  no país, fortalecendo os poderes reais mais que quaisquer  outros.

Embora tenha sido um produto do Iluminismo, quando aproximou Portugal das nações mais fortes e modernas da Europa ao promover arrojadas reformas, ao mesmo tempo Pombal conservou aspectos do absolutismo e do  mercantilismo, agindo com com intensa repressão,  e profunda impiedade para com os adversários e inimigos, para impor as suas decisões.

2 comentários:

  1. Olá. Fico bastante emocionado quando vejo Cachoeira no topo da História do Brasil. Um abraço a td's.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto muito profundo bom para fazer trabalhos e pesquisas gostei de verdade! Prabens!

    ResponderExcluir

Faça um comentário