sexta-feira, 16 de julho de 2010

COMERCIANTE CACHOEIRANO REAGE CONTRA ESTELIONATÁRIOS

Certamente por ter sido lesado por alguns espertalhões que usaram indevidamente seu nome para adquirir mercadorias e cobrar dívidas de terceiros, um cachoeirano - provavelmente um comerciante - mandou publicar em 1814 um AVISO ESPECIAL no jornal A IDADE D'OURO DO BRASIL, de Salvador.  O jornal, a segunda gazeta a circular no Brasil e  a primeira na Bahia,  foi fundado pelo português Manuel Antonio da Silva Serva e circulou entre 1811 e 1823. Cabe lembrar  que  até a chegada da Família Real portuguesa em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal, a imprensa estava proibida no Brasil.  A autorização para a primeira gazeta da Bahia circular foi dada através de uma Ordem Régia,  assinada pelo Príncipe Regente Dom João VI, em 5 de fevereiro de 1811. 

O A IDADE D´OURO DO BRASIL destinava-se  a publicar somente notícias do interese do Reino: o movimento dos navios no Porto de Salvador e a reprodução  de artigos da imprensa européia que fossem do interese de Portugal. Abria algum espaço também para avisos como esse, geralmente do interesse do comércio, noticiar fugas de escravos e ofertar bens móveis (aí incluídos os escravos ! ) e imóveis para compra e venda.   As informações abaixo  foram obtidas no site da Biblioteca Nacional e estão contidas no livro "A Primeira Gazeta da Bahia - IDADE D'OURO DO BRAZIL", de Maria Beatriz Nizza da Silva, publicado pela Edufba em 2005. 

Pela dimensão  que João José Espíndola Velho quis dar ao seu aviso,  alertando  Salvador   e outras praças, o prejuízo que sofreu deve ter sido considerável.  O que se constata também é que já naquele tempo os estelionatários agiam inescrupulosamente. 

(clique na imagem para facilitar a leitura)


2 comentários:

  1. João José Espínola era o proprietário do prédio onde está hoje o Fórum. Segundo Erivaldo Brito, ali também funcionou o primeiro teatro da Cachoeira, o Palacete Lobo da Cunha. No início do Século xx, era a Loja Santo Antônio, no térreo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela valiosa informação, Fabrício. O Palcete Lobo da Cunha, de fato, era o nome do imóvel que abriga hoje o Forum Teixeira de Freitas.

    ResponderExcluir

Faça um comentário